"O amor é muito mais difícil. É dançar com outra pessoa. Também é necessário que o outro saiba o que é dançar. Harmonizar-se com outra pessoa é uma grande arte. Criar harmonia entre duas pessoas...duas pessoas significam dois mundos diferentes. Quando dois mundos se aproximam, é provável que haja um choque se não souberem harmonizar-se. O amor é harmonia. E a felicidade, a saúde, a harmonia, todas surgem do amor. Aprenda a amar. Não tenha pressa de casar, aprenda a amar. Torne-se primeiro um grande amante.
E qual é o requisito? O requisito é que um grande amor esteja sempre pronto a dar amor e que não esteja preocupado em saber se é retribuído ou não. O amor é sempre retribuído, faz parte da natureza das coisas. É como ir para as montanhas e cantar uma canção e os vales responderem. Alguma vez ouviu o eco nas montanhas? Você grita e os vales gritam, ou você canta e os vales cantam. Cada coração é um vale. Se você deitar amor para dentro dele, ele responde.
A primeira lição acerca do amor é não pedir amor, mas dá-lo simplesmente. Torne-se um dador. As pessoas estão a fazer exactamente o oposto. Mesmo quando dão, dão apenas com a idea de que o amor deve ser retribuído. É um negócio. Elas não partilham,não partilham livremente. Partilham com uma condição. Ficam a olhar pelo canto do olho a ver se o amor está a ser retribuído ou não. São pessoas muito pobres...não conhecem o funcionamento natural do amor. Você simplesmente dá, ele há-de retornar.
E se não estiver a retornar, não há razão para se preocupar- porque um amante sabe que amar é ser feliz. Se vier, muito bem; nesse caso a felicidade é multiplicada. Mas mesmo que nunca seja retribuído, o próprio acto de amar deixa-o tão feliz, tão extasiado, que ninguém se preocupa em saber se ele é retribuído ou não.
O amor tem a sua felicidade intrínseca. Acontece quando se ama.Não há necessidade de esperar o resultado. Simplesmente comece a amar. Aos poucos verá que há muito mais amor a ser-lhe retribuído. Quando uma pessoa ama, descobre o que é o amor. Da mesma forma que se aprende a nadar, nadando, aprende-se a amar,amando."
in "O livro da mulher - sobre o poder feminino"- OSHO
Sem comentários:
Enviar um comentário